Nosso Projeto

Entre 9 de março e 15 de maio de 2020 (dez semanas ao total), o time 2gether esteve participando do programa Lapassion@Goiânia 2020, e este é o resultado de todo o nosso esforço.

O Programa Lapassion@Goiânia 2020 teve necessidade de aderir modalidade à distância, graças à pandemia do COVID-19, e com as medidas sanitárias aplicadas, com a quarentena e o isolamento social, tornou-se difícil entrar em contato com pessoas e Associações para deficientes de Senador Canedo e Goiânia. Por isso, o time 2gether tomou a iniciativa de contactar pessoas conhecidas de nosso círculo social, que possuíam alguma deficiência, para que pudessem nos informar sobre as suas dificuldades para sua mobilidade urbana cotidiana. Como postamos AQUI há algumas semanas, entrevistamos amigos de Goiás e também do Espírito Santo, no Brasil, e obtemos opiniões que puderam abrir nossos olhos quanto aos reais problemas enfrentados por essas pessoas.

Grandes problemas foram relatados, como calçadas quebradas, irregulares e desniveladas, sem acessibilidade; ruas repletas de buracos; faixas de pedestres apagadas; lojas inacessíveis; carros estacionados em frente à rampas de acesso, impossibilitando seu uso; e falta de empatia da população.

Dessa forma, após muita pesquisa, discussões e feedbacks, para o desafio proposto ao time 2, com o tema "Uso de tecnologias para melhorar a mobilidade urbana de pessoas com necessidades específicas", nossas propostas às nossas contrapartes, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Senador Canedo e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Senador Canedo, são as seguintes.


RUA MODELO PARA ACESSIBILIDADE - RUA ADEMAR DE BARROS

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), sob a lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, estabelece em seu Capítulo II, Artigo 4º, que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Além disso, em seu Capítulo X, Artigo 46º, estabelece que o direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao seu acesso.


Nossa sugestão principal é a criação de um modelo de rua acessível na cidade de Senador Canedo, que utilize tecnologias de acessibilidade, e que permita a fácil mobilidade de pessoas, principalmente aquelas que possuem deficiência e mobilidade reduzida, oferecendo a elas a independência de se locomover pela cidade. Como mostra na imagem acima, propomos:
Setorização de calçadas para acessibilidade, garantindo espaço adequado nas calçadas para locomoção de pessoas em cadeira de rodas;
Iluminação pública de LED, a qual permite uma melhor visualização de ambientes;
Pisos táteis nas calçadas, para garantir a locomoção segura de pessoas com limitações visuais;
Recuperação de faixas de pedestre e outros elementos de sinalização horizontal de trânsito, o que permitirá a melhor identificação desses elementos por pessoas com visão reduzida;
Uso de pisos antiderrapantes nas calçadas, para garantir uma locomoção segura a todos os seus usuários;
Rampas de acesso nas calçadas, permitindo a fácil travessia de ruas por pessoas em cadeiras de rodas ou em situação de mobilidade reduzida.

Para demonstrar a aplicação de nossas ideias, e ainda sugerindo a adoção de uma rua modelo na cidade de Senador Canedo, de forma que o projeto pudesse ser replicado em outras ruas do município, a rua Ademar de Barros, em Jardim de Todos os Santos (Senador Canedo), foi escolhida como inspiração para o time. Dessa forma, desenvolvemos um protótipo 3D da rua escolhida, indicando as melhorias que deveriam ser realizadas. As imagens a seguir apresentam os desenhos confeccionados.
ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

Para sua aplicação recomenda-se fortemente o cumprimento do que é estabelecido pela normas brasileiras ABNT NBR 9050, que trata da Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos; ABNT NBR 14022, que trata da Acessibilidade em veículos de características urbanas para o transporte coletivo de passageiros; e ABNT NBR 16537, que trata que Acessibilidade – Sinalização tátil no piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Além disso, recomenda-se a utilização do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume IV – Sinalização Horizontal, documento elaborado pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

PONTO DE ÔNIBUS ACESSÍVEL

Percebemos ainda a dificuldade de utilização do transporte coletivo por pessoas com limitações visuais, as quais de acordo com o Censo Brasileiro realizado pelo IBGE no ano de 2010 para o município de Senador Canedo, representavam 17,5% (14.766 pessoas) da população total (84.443 pessoas) e 61% do total de pessoas com deficiência (24.183 pessoas) no município. O número de pessoas com deficiência visual na cidade superava o número de pessoas com outras deficiências e, por isso, recebeu maior atenção do time.


Assim, em conjunto à criação da rua modelo para acessibilidade, propomos a criação do Ponto de Ônibus Acessível.


Nossa proposta de ponto de ônibus acessível inclui:
Espaço reservado a cadeirantes, permitindo a adequada acomodação do cadeirante sob a estrutura de proteção do ponto de ônibus;
Pisos táteis, para garantir que a pessoa com limitação visual possa se localizar adequadamente no ponto de ônibus;
Placa com informações em Braille, indicando as principais informações das linhas de ônibus do respectivo ponto e possibilitando a leitura e compreensão por pessoas com deficiência visual.
Tela interativa com vocalização de informações, sendo estas disponibilizadas pelo sistema SiMRmtc já implantado na região metropolitana local, e a vocalização de informações realizada através do pressionamento de um botão localizado ao lado da tela, indicado também por aviso em Braille, o que permitirá que pessoas com limitações visuais possam ouvir e compreender as informações contidas na tela.



O vídeo a seguir mostra o protótipo de como deve ser o funcionamento da tela interativa sugerida pelo time.





A utilização da tela interativa + botão para vocalização de informações se mostra um projeto viável de implantação, pois apresenta os seguintes benefícios:
1. Maior independência no uso do transporte público para pessoas com limitações visuais;
2. Interface de tela simples e fácil de usar, com aviso em Braille para pessoas com deficiência visual;
3. Informações em tempo real sobre horários de ônibus na tela, para que as pessoas em geral possam usá-la;
4. A implementação da tela interativa que permite a vocalização + botão tem um orçamento barato, não superior a R$ 600,00 (de acordo com pesquisas de mercado realizadas pela equipe).


COMO FAZER ACONTECER?

PROGRAMA "ADOTE UMA CALÇADA"

Através do apoio de nossas contrapartes e a cobrança da população local, a Prefeitura Municipal de Senador Canedo pode utilizar os recursos disponíveis para que sejam feitas as modificações necessárias nas ruas da cidade, tornando-as acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Contudo, conforme o Código de Posturas do Município de Senador Canedo, estabelecido pela Lei Nº 1.596/11, de 05 de outubro de 2011, é responsabilidade do morador do terreno lindeiro realizar a construção e o reparo de sua calçada. Percebendo que os moradores da região podem não ter recursos financeiros o suficiente para realizar as modificações necessárias nas calçadas, sugerimos a implantação do Programa "Adote uma Calçada", para que o projeto de Modelo de Rua para Acessibilidade possa se tornar, em sua totalidade, algo possível.

Os links a seguir apresentam informações importantes sobre o programa, como os critérios a serem adotados e benefícios aos adotantes, e também o protótipo de flyer sugerido pelo Time 2gether para sua divulgação.



PROGRAMA EDUCACIONAL + EVENTO ALL TOGETHER DAY

O Time 2gether sugere ainda a criação de um Programa Educacional, a ser implantado no município de Senador Canedo a partir da realização de um evento socio-cultural, o qual será o pontapé para o estabelecimento do programa de inclusão no município. Para a realização do Evento All Together Day é proposta a realização de palestras, debates, jogos, apresentações culturais e atividades em geral.

O Programa Educacional, junto ao evento socio-cultural, terão como objetivo informar à população local sobre as ideias de projeto propostos pelo Time 2gether, bem como mostrar à população local a importância de projetos de acessibilidade que permitam a inclusão nos ambientes urbanos. Haverá ainda o incentivo à população para que exija do poder público local a execução de projetos de acessibilidade na cidade de Senador Canedo, de forma que ela possa apresentar maiores benefícios para a mobilidade urbana de toda a população do município. 

Ademais, é importante destacar que o Programa Educacional tem também como importante papel a reflexão e conscientização da população sobre o respeito às pessoas com deficiência e as dificuldades de mobilidade com as quais vivem, permitindo que seja desenvolvida a empatia na população, de forma que trabalhem para melhorar as condições e estruturas para um melhor atendimento às pessoas com deficiência.

Os links a seguir apresentam os conteúdos elaborados pelo Time 2gether para a realização do Evento socio-cultural + Programa Educacional no município de Senador Canedo.







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